QUANTOS PLANETAS ANÕES EXISTEM?

Planetas Anões: Quantos Existem e Quais São?

Os planetas anões são corpos celestes que orbitam o Sol, assim como os planetas, mas não atendem a um dos critérios para serem classificados como planetas. De acordo com a União Astronômica Internacional (UAI), um planeta anão é um corpo celeste que:

  • Orbita o Sol;
  • Possui massa suficiente para que sua gravidade o torne esférico;
  • Não limpou a vizinhança de sua órbita;
  • Não é um satélite de outro planeta.

Atualmente, existem cinco planetas anões reconhecidos pela UAI. A tabela a seguir apresenta esses planetas anões, suas características e localização no Sistema Solar:

Planeta Anão Diâmetro (km) Massa (kg) Localização
Ceres 940 9,39 x 10^20 Cinturão de Asteroides
Plutão 2.370 1,31 x 10^22 Cinturão de Kuiper
Haumea 1.580 x 1.000 x 500 4,00 x 10^21 Cinturão de Kuiper
Makemake 1.430 3,00 x 10^21 Cinturão de Kuiper
Éris 2.326 1,66 x 10^22 Disco Disperso

Ceres: O Menor Planeta Anão

Ceres é o menor e mais próximo planeta anão do Sol, localizado no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. Descoberto em 1801, Ceres foi inicialmente classificado como um asteroide, mas em 2006 foi redesignado como planeta anão pela UAI. Com um diâmetro de apenas 940 km, Ceres é o único planeta anão localizado no Sistema Solar interior.

Plutão: O Ex-Planeta

Plutão é talvez o mais famoso dos planetas anões, tendo sido classificado como planeta desde sua descoberta em 1930 até 2006, quando a UAI o rebaixou para planeta anão. Localizado no Cinturão de Kuiper, Plutão tem um diâmetro de 2.370 km e é o segundo maior planeta anão conhecido.

Haumea, Makemake e Éris: Os Outros Planetas Anões

Haumea, Makemake e Éris são os outros três planetas anões reconhecidos pela UAI. Haumea e Makemake estão localizados no Cinturão de Kuiper, enquanto Éris está no Disco Disperso, uma região além do Cinturão de Kuiper. Éris é o maior planeta anão conhecido, com um diâmetro de 2.326 km, e foi descoberto em 2005.

Conclusão

Atualmente, existem cinco planetas anões reconhecidos pela UAI: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Esses corpos celestes orbitam o Sol e possuem massa suficiente para serem esféricos, mas não atendem ao critério de terem limpado a vizinhança de suas órbitas. A descoberta e classificação de planetas anões continua a ser um tema de interesse e pesquisa na astronomia, e é possível que mais corpos celestes sejam adicionados a essa lista no futuro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *